domingo, 20 de junho de 2010

Polvo na brasa com batata a murro

A receita que vos trago hoje (que foi feita há quase uma semana), tinnha tudo para ser super-espectacular, mas dado o facto de eu ter cometido dois erros, ficou só "mais ou menos" :) No entanto, os erros estão identificados e vou dizer-vos quais foram e qual a solução que eu acho que deve ser usada para os ultrapassar! :)

Bem, rezou assim a história...

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1 polvo de cerca de 1.5Kg. O malandro depois farta-se de encolher! :P
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • Sal
  • Pimenta
  • Batatas


Preparação:
  • Vou começar a preparação com o erro número 1! :D Na "bibliografia" que li, disseram para dar com um pau no polvo, depois de embrulhado num pano, para ele ficar mole. Isto pareceu-me tanto dúbio como divertido, e assim lá acedi! :D
  • A ideia disto não era matar o polvo, pois já estava morto. Era "amolecê-lo", para depois ficar fácil de cortar... ora, apesar da diversão toda, o polvo ficou rijo como pedra na mesma... 
  • Se querem que fique mole, cozam-no durante 20-30 minutos na panela de pressão!
  • Depois, tempera-se com sal, pimenta e sumo de limão e... grelha com ele!
  • O erro número 2, ocorreu com as batatas... :) Fiei-me na bibliografia e consegui fazer batatas que mais se pareciam com aquele carvão sintético! :D
  • Elas até começaram bem...
  • Mas tiveram um triste fim...

  • Não restou alternativa senão cozer umas batatas de "penalty" para conseguir ter acompanhamento! :)
  • Finalmente, faz-se um molho com bastante salsa, alho e azeite, e rega-se por cima do polvo antes de servir.
  • Dados os "contratempos", até nem ficou com mau aspecto, apesar de ter ficado muito rijo

Bom apetite



4 comentários:

  1. Alô,

    Não querendo fazer publicidade, há uma maneira de fazer batatas a murro em 6 minutos.
    Tenho uma tupperware (especial de corrida) que se mete no micro-ondas, e voilá! Batata a murro, razoavelmente boas, em 6 minutos. Depois é só necessário dar o murro e temperar...

    ResponderEliminar
  2. Mano, eu não acredito que fizeste tanta asneira num dia só :D Assim vais perder clientes na tua Tasca...

    ResponderEliminar
  3. Ah! E acho que a receita se devia chamar: Polvo espancado com batata carbonizada...

    ResponderEliminar
  4. Brutal, para não carbonizares as batatas, experimenta mete-las dentro de papel de prata ;) O segredo desta receita a meu ver consiste em cozer tudo primeiro para ficar macio e depois meter na brasa uns minutos para ganhar cor

    ResponderEliminar