sábado, 12 de fevereiro de 2011

Esparguete com camarões e rúcula, à moda do JE

Hoje fui à bibliografia à base de Jamie Oliver e fiz uma bucha que me parece ter reunido consenso aqui por casa! :)

Só uma sugestão em relação a esta receita, não caiam na patetice de comprar camarão congelado para depois descongelar e retirar o miolo! :P Deixem de ser puristas e comprem de vez camarão descascado e pronto! :)

Ingredientes (4 pessoas):

  • Esparguete (para 4)
  • 500 gr de camarão
  • Sal
  • Pimenta preta
  • 3 dentes de alho
  • 2 malaguetas secas (pode ser piri-piri)
  • 100 ml de vinho branco
  • 1 lata de tomate das pequenas
  • 2 mão-cheias de rúcula
  • 1 limão
  • Açafrão (para o esparguete, que não gosto dele pálido)

Preparação:

  • No meu caso (masoquista) usei os bichos crus... duhhh
  • Enquanto descascam os camarões (deixem o rabo do bicho, só para ficar com pinta), cozam o esparguete em água, sal e uma pitada de açafrão
  • Descasquem também os alhos e raspem a casca do limão, reservando-a numa taça ou outro recipiente qualquer :) Pode ser num alguidar ou na tampa do tacho :D
  • (20 mins...)
  • Depois de descascados (se não ligaram à minha sugestão), ficam assim:
  • O esparguete, que entretanto deve ter cozido, deve ficar assim, com um ar de icterícia (vocês sabiam que com o acordo ortográfico se escreve "iterícia"? Que parvoíce, eu leio o "c"... whatever):
  • Depois de cozido o esparguete, reservem-no
  • A seguir, levem ao lume uma frigideira alta ou um tacho com o alho, azeite e as malagueta
  • Depois de alourar, juntem os camarões e salteiem-nos
  • Reparem na sequência a seguir. Deve ser mais ou menos assim :)


  • Se chegaram até aqui, é porque não perderam camarões e os saltearam até ao ponto onde eu o fiz :)
  • Depois, juntem o vinho branco, o tomate, sal e pimenta. Deixem cozinhar durante 3 minutos


  •  Entretanto, lavem e piquem a rúcula


  • De seguida, juntem aos camarões o esparguete e a metade da rúcula grosseiramente picada
  • Piquem o resto da rúcula mais finamente 

  • Envolvam muito bem e depois juntem o sumo do limão
  • Mexam bem e está pronto a ir para a mesa :)


  •  Depois de servir, polvilhem com a raspa do limão e com a restante rúcula


Eu cá acho que ficou bom, mas sou suspeito! :) seja como for, é para repetir.

Buono appetito!

3 comentários:

  1. Que excelente aspecto!
    Tenho que experimentar fazer esta receita :)

    A que eu costumo fazer não leva o "molho" de vinho e tomate, e normalmente acompanho com bróculos cozidos ou feijão verde misturado com o esparguete.

    (já agora... "icterícia" vai poder continuar a escrever-se com "c")


    Parabéns pelo blog e pelas receitas tão apetitosas

    ResponderEliminar
  2. :D Gracias. Acho que ficou saboroso. O limão e a rúcula dão um toque muito bom a esta receita! :)

    Eu tb acho que icterícia se pode escrever com "c", mas a Priberam refere lá a versão com o acordo. Vamos todos aprender a sambar na escola, não tarda nada! :P

    ResponderEliminar
  3. A Priberam diz "icterícia ou iterícia | s. f." ;)

    Quanto à receita, e tendo em conta que rúcula é um dos meus ingredientes preferidos, acho mesmo que vou adorar!

    ResponderEliminar