segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cataplana de Marisco à moda do JE

No meu aniversário ofereceram-me uma coisa altamente: uma cataplana! :) Fiquei bem contente. O problema é que só no fim de Junho (mais de um mês depois) a consegui usar... bad bad boy.

Seja como for, foi bem inaugurada, com uma bela de uma mariscada! :D Rezou assim as história:


Ingredientes:
  • 1/2 kg de amêijoa
  • 1/2 kg de camarão
  • 1/2 kg de mexilhão
  • 6 patas de sapateira
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1/2 pimento verde
  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 400 ml de vinho branco
  • 1 lata de polpa de tomate
  • 1 ramo de coentros
  • Colorau
  • Sal
  • Pimenta
  • Piri-piri

 Preparação:

  • Comecem por fazer um refogado generoso com as cebolas e os alhos


  •  A seguir adicionem os pimentos e deixem refogar tudo muito bem


  •  De seguida, adicionem o tomate e o louro


  •  Juntem o camarão congelado


  •  Adicionem as patas de sapateira, as amêijoas e o mexilhão


  •  Polvilhem tudo com colorau e juntem metade dos coentros
  •  Reguem tudo com o vinho branco


  •  Tapem a cataplana e deixem em lume brando durante 30 minutos


  •  Após cozinhar, abram cuidadosamente a cataplana (eu queimei-me todo com o vapor... cepo) e, se necessário, adicionem um pouco de água e deixem cozinhar mais 10 minutos
  •  O resultado final da nossa foi este


Acompanhem com um arroz branco.

Acho que toda a gente gostou! Tive 3 cobaias e ainda cá andam todos para contar como foi! :) Ninguém precisou de Imodium nem nada... :D

Bom apetite

2 comentários:

  1. Isto ficou tão bom tão bom que já me está a crescer água na boca só de me lembrar!!

    ResponderEliminar