quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cogumelos da Lombardia à moda do JE

Calhando um dia destes esgoto as receitas com cogumelos! :$ Eu nem faço por mal, mas quando me meto a vasculhar receitas, arranjo sempre uma de cogumelos pela qual fico fascinado... será alguma patologia?

Como adoro cogumelos e sou perdido por rúcula, esta receita pareceu-me um "no brainer"... tinha mesmo que a fazer! :) Ainda por cima é pouco calórica (390 kCal por dose).

Foi mais ou menos assim que se procedeu à cena.

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 500 gr de cogumelos (eu usei cogumelos brancos e Pleurothus)
  • 1 saco de rúcula (daqueles já embalados e cortados, para não dar muito trabalho)
  • 3 malaguetas secas ou piripiri
  • 2 dentes de alho
  • 1 raminho de salsa
  • Azeite q.b.
  • Sal
  • Pimenta
  • Vinagre balsâmico
  • Sumo de um limão pequeno
  • Mel

Preparação:
  • Descasquem e piquem os alhos
  • Piquem a salsa
  • Cortem os cogumelos brancos aos quartos e os Pleurothus às tiras
  • Levem ao lume um tacho com um pouco de azeite no fundo
  • Quando ferver, juntem os cogumelos, os alhos, a malagueta e a salsa
  • Temperem com sal e pimenta
  • Deixem cozinhar durante 10 minutos, mexendo frequentemente
  • Enquanto isso, lavem, sequem e disponham a rúcula nos pratos
  • De seguida, preparem o molho para regar tudo no fim
  • Num recipiente, deitem um pouco de azeite, sal, pimenta, um pouco de vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de mel
  • Mexam bem até ficar com um aspecto homogéneo
  • Por esta altura, os cogumelos hão-de estar mais ou menos com este aspecto
  • Escorram os cogumelos e depois disponham em cima da rúcula
  • Finalmente, reguem com o molho preparado anteriormente

Eu cá acho que isto ficou bom e o travo agri-doce do mel com o vinagre balsâmico dá-lhe um toque de "je ne sais quoi"! :) Pena que a minha "Ké______" não goste de vinagre nem de mel, mas eu cá gosto e daí o truque de fazer o molho à parte só para o fim.

Bom apetite











3 comentários:

  1. Mais uma boa receita das tuas de cogumelos:) Mas para isto passar de aparentemente bom a bom é fazeres e eu provar.eheh

    ResponderEliminar
  2. Estás-te a oferecer para cobaia, é? :)

    ResponderEliminar