domingo, 5 de maio de 2013

Ananás flamejado à moda do JE

Esta foi a primeira vez que me aventurei a "quase" pegar fogo à cozinha: fiz um flamejado! Ah pois :)

Nem correu mal de todo, mas o efeito final não ficou bem como eu pretendia... ainda assim ficou bom. Ora aqui vai.

Ingredientes (2 pessoas):
  • 2 rodelas de ananás ou abacaxi
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 200 ml de sumo de laranja
  • 2 colheres de sopa de manteiga (eu acho que 1 chega)
  • 1 pau de canela
  • 5 gotas de limão
  • 1 chávena de café de cachaça (ou outro combustível do género :) )
  • Canela moída q.b.


Preparação:

  • Numa frigideira deitem o sumo de laranja, o açúcar, a manteiga, as gotas de limão e o pau de canela


  •  Quando estiver a ferver, juntem as rodelas de ananás e deixem cozinhar durante 7 minutos


  •  A seguir, reduzam o lume para o mínimo e deitem a cachaça


  • A seguir, inclinem ligeiramente a frigideira e ela deverá pegar fogo... isto tem a tendência a assustar. Pelo sim pelo não, tenham o número dos bombeiros à mão :D


  • Deixem arder até a cachaça se extinguir. Quanto mais cachaça, mais tempo vai arder e mais tostado ficará o ananás. Foi aqui que eu me enganei, porque coloquei pouca cachaça. Devia ter colocado mais um pouco


  • O aspecto final foi este. Como eu não sabia bem se o molho não seria assim um bocado enjoativo (dado que cheirava um bocado a manteiga), optei por não o colocar. No entanto, depois provei um pouco e era bom. Podem regar o ananás com o molho à confiança :)


  •  Polvilhem com canela "et voilá"


Isto não é mau de todo, apesar de eu não ser assim muito fã de ananás

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário