sábado, 9 de novembro de 2013

Esparguete com almôndegas do Jamie Oliver à moda do JE

Esta é a quarta receita de almôndegas que aqui coloco. Sim, eu sei que parece que fiquei sem ideias para fazer coisas novas, mas não é bem isso. No outro dia estava a ver um programa do Jamie Oliver o o safado faz as almôndegas de forma diferente das minhas e acho que ficam muito mais apetitosas.

Assim, decidi experimentar fazer a receita dele, só com ligeiras alterações. O resultado foi altamente. Não torno a fazer almôndegas de outra forma, isso é garantido :)


Ingredientes (4 pessoas):
  • 1/2 Kg de carne picada (dá para 16 almôndegas). Usei mistura de porco e vaca
  • 1 ovo
  • 100gr de pão ralado
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Sal, orégãos e tomilho q.b.
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 2 latas de tomate (eu usei uma lata e um pacote e meio dos pequenos :))
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • 4 dentes de alho
  • 250gr de massa esparguete
  • Queijo parmesão a gosto
  • Azeite q.b.

Preparação:

  • Numa tigela coloquem a carne picada, o ovo, a mostarda e o pão ralado
  • Temperem com sal e pimenta e misturem muito bem


  • Depois de misturado deverá resultar em algo tipo isto


  • De seguida façam as almôndegas, colocando um bocado do preparado anterior na mão (em concha). As minhas ficaram de tamanho médio e deu 16
  • (Um truque fixe (que vi no programa do Jamie Oliver) é molharem uma mão e depois fazerem círculos em cima da carne na outra mão. Dá um ar assim polido à almôndega e não se cola tanto)


  • Depois, fritem as almôndegas durante 10 minutos numa frigideira com azeite previamente aquecido. Vão virando as almôndegas até ficarem tostadas em toda a volta
  • (as minhas estão com um aspecto de quem se pegou, e é verdade, porque eu acho que tinha colocado pouco pão ralado. As 125gr que sugiro acima devem ser o indicado)


  • Enquanto as almôndegas se fazem, cozam o esparguete "al dente" em água a ferver com sal, durante 8 minutos. Depois escorram e reservem
  • Quando as almôndegas estiverem cozinhadas, reservem-nas num prato e na frigideira onde as fritaram façam um refogado com a cebola, o alho e 10-12 folhas de manjericão picados


  • Depois de refogar, acrescentem o tomate e deixem apurar durante 5 minutos


  • Sem desligar o fogão, juntem as almôndegas e mexam


  • Finalmente, juntem o esparguete


  • Envolvam tudo bem e desliguem. Está pronto! :)


  • Para "il grand finale", ralem um pouco de parmesão para cima do esparguete e almôndegas e decorem com 2 ou 3 folhas de manjericão


Gosto muito de almôndegas, mas esta receita é claramente a minha favorita. Well done, Jamie! ;)


Buon appetito


Sem comentários:

Enviar um comentário